Programa Formação Profissional - PFP Vale 2026 | Brasil.
R$ 2.225,00
CLT - Tempo Integral
Descrição
Inscrições abertas para o Programa Formação Profissional (PFP) da Vale.
O programa oferece qualificação na área operacional e capacita o candidato para atuação na indústria brasileira e na Vale.
É realizado no formato presencial em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), tem duração aproximada de 18 meses e contemplam aulas teóricas e práticas na áreas de Mina, Usina, Porto e/ou Ferrovia da Vale.
Além de estimular o desenvolvimento das localidades onde a mineradora atua com o fomento ao emprego e renda, o programa transforma histórias de vidas e impulsiona carreiras.
CURSOS E LOCALIDADES DISPONÍVEIS
SÃO GONÇALO DO RIO ABAIXO / MG
Operador de Equipamentos móveis (Obrigatório CNH D ou E, anexar documento no ato da inscrição)
MARIANA / MG
Operador de Equipamentos móveis (Obrigatório CNH D ou E, anexar documento no ato da inscrição)
SANTA BÁRBARA / MG
Operador de Equipamentos móveis (Obrigatório CNH D ou E, anexar documento no ato da inscrição)
ITABIRITO / MG
Soldador
VITÓRIA / ES
Mecânica
Soldador
Elétrica
Eletromecânica
Oficial de Operação Ferroviária
Operação Portuária
Requisitos
Requisitos obrigatórios para todas as vagas:
Ter idade a partir de 18 anos completos no momento da inscrição;
Ensino médio completo no momento da inscrição;
Residir na localidade da vaga;
Disponibilidade de horário conforme necessidade da empresa, podendo ser em turno ou escala;
Obrigatório esquema vacinal da Febre Amarela.
Importante: O PFP Vale foi criado para oferecer uma oportunidade de aprendizado a quem ainda não viveu essa experiência. Queremos apoiar quem está começando agora sua trajetória profissional na indústria da mineração.
ETAPAS E CRONOGRAMA DO PROCESSO
Inscrições online: 24/04/2026 a 10/05/2026
Provas online: 24/04/2026 a 10/05/2026
Dinâmica com a Consultoria: a partir de Maio
Painel com o gestor: a partir de Junho
Avaliação Psicológica: a partir de Junho
Exames médicos / Entrega de documentos: a partir de Julho
Admissão: entre Agosto a Novembro
As etapas de Dinâmica com a Consultoria e Painel com o gestor podem ocorrer no formato online ou presencial, conforme necessidade e disponibilidade da empresa.
Beneficios
Formação teórica e prática;
Contrato CLT;
Remuneração mensal de até R$2.225,00;
Assistência médica, odontológica e farmacêutica;
Vale-refeição ou refeitório no local de atuação;
Vale-transporte (quando aplicável) ou transporte no local de atuação;
Seguro de vida;
Incentivo à atividade física;
Acesso ao Apoiar - programa de assistência ao empregado que dá suporte jurídico, financeiro e psicológico;
Dentre outros.
Importante: Todas as etapas são eliminatórias. Além disso, toda pessoa que se aplicar ao processo seletivo receberá um retorno da Vale e/ou da consultoria parceira por e-mail, seja ele de agradecimento ou convite para seguir na seletiva. Por isso, atenção ao seu e-mail cadastrado na plataforma de inscrição.
Canal oficial de comunicação:
Atenção, pessoas que já participaram de edições anteriores não podem se inscrever novamente no programa. No entanto, seguimos com muitas outras oportunidades na Vale, e quem é ex-PFP pode acompanhar e se candidatar nas vagas disponíveis em nossa página de carreiras: https://vale.com/pt/oportunidades-de-carreiras
INSCRIÇÕES: https://app.jobconvo.com/job/programa-formacao-profissional






